Artigos Beleza e Saúde



Redução de mama

Mamas muito grandes geralmente causam dor nas costas e pescoço, além de marcar os sutiãs e irritação por causa das alças nos ombros. Pode haver alteração do sono e comprometer certas atividades, assim como maior chance de desenvolvimento de lesões, como irritações cutâneas e infecções por cândida ou outros fungos nas dobras abaixo das mamas. Felizmente, a cirurgia conhecida como mamoplastia de redução ou simplesmente mamoplastia redutora, proporciona bons resultados com melhora e alivio a todos estes problemas. A redução remove tecido mamário em excesso proporcionando aparência mais saudável e tamanho mais confortável, dando nova forma às mamas, tornando-as mais firmes e elevadas, em posição mais jovem. Outro beneficio é a simetria entre mamas eventualmente desiguais.

» Variações da Técnica Cirúrgica

As técnicas de redução variam dependendo do tamanho e forma das mamas, quantidade de tecido removido, e outro fatores como cicatriz ou necessidade de aleitamento futuro. Os procedimentos habituais incluem incisão em T invertido, incisão vertical, enxerto livre de mamilo, e lipoaspiração. O T invertido, ou técnica em âncora, prolonga-se ao redor do topo da aréola, para baixo e em direção lateral e central ao longo da curvatura natural da mama. A técnica de incisão vertical se estende ao redor do topo da aréola com incisão em forma de V para baixo em direção a linha média. A técnica de enxerto livre de mamilo remove o mamilo e a aréola da mama após remoção de tecido. A lipoaspiração também pode ser usada isoladamente ou em associação a outras técnicas para remover o excesso de gordura das mamas em algumas mulheres. A animação mostra a técnica mais comum de T invertido, onde o mamilo e a aréola permanecem, sendo movidos para cima, assumindo nova posição após remoção de excesso de tecido mamário. O cirurgião pode utilizar outras técnicas dependendo de cada situação.

» Incisões e Remoção do Tecido

Na primeira consulta o médico determina o tamanho e a forma da mama, delineando e marcando as opções cirúrgicas, a posição do mamilo que você deseja, planejando o procedimento. No dia do procedimento, você será anestesiado e dormirá durante todo o procedimento. As incisões são feitas ao longo das linhas demarcadas anteriormente e o excesso de pele é removido. A seguir, porções de tecido glandular e gordura são removidas esculpindo-se para reduzir o tamanho e elevar as mamas. Suturas internas dissolvíveis são utilizadas para ajudar a manter a forma da mama e reduzir a tensão na pele durante o processo de cicatrização.

» Reestruturação das Mamas

Mamilos e aréolas mantêm o aporte sanguíneo e nervoso e são elevados à nova posição mais jovem. A seguir, as áreas abaixo das aréolas são unidas e fechadas com suturas dando às mamas nova forma, agora menores, mais leves e firmes. Pode ser colocado um pequeno dreno cirúrgico em cada mama permitindo a drenagem de líquido à medida que ocorre a cicatrização. Aplicam-se curativos, e utilizam-se bandagens elásticas, roupas compressivas ou sutiãs cirúrgicos, que auxiliam a manter a forma durante a cicatrização. A mamoplastia redutora geralmente dura de 2 a 5 horas.

» Recuperação e Resultados

Edema e alteração de coloração são comuns após procedimento e desaparecem com o passar dos dias. A dor desaparece rapidamente e pode ser controlada como analgésicos comuns. Os drenos cirúrgicos são removidos após um ou dois dias, e as bandagens também. As suturas externas são removidas após uma ou duas semanas, e novamente há indicação de utilização de roupas compressivas e evitar dormir de barriga para baixo, evitar grandes esforços ou levantar pesos por um mês ou mais. A cicatriz ao longo da linha média e dobra mamária é esperada e normal, o médico se encarrega de esconder as suturas para que as cicatrizes não se tornem aparentes ou sejam as mais discretas possíveis. Embora as cicatrizes sejam avermelhadas e grandes no inicio, elas vão desaparecendo e se tornando mais finas e discretas, levemente descoloradas sendo facilmente escondidas abaixo de tops ou biquínis. As pacientes geralmente ficam bem satisfeitas com a redução do peso corporal, mais livres para se envolver em atividades físicas, e com uma nova aparência, menor e mais jovem das mamas.

 

Fonte: http://www.plasticadosonho.com.br/cirurgia-plastica/reducao-de-mamas/mamoplastia-redutora/




Envie uma mensagem