Artigos Beleza e Saúde



Por que você deve tomar mais água no verão...

A água é o elixir da vida. Sem água vivemos por poucos dias, e perdemos a consciência ainda antes.
Com a chegada do verão e a temperatura subindo, a hidratação do nosso corpo merece uma atenção especial.
Exposto a altas temperaturas nosso corpo perde água mais rapidamente que em dias mais frios, tanto pelo suor como pela respiração - em forma de vapor d’água. E esta água precisa ser reposta de alguma forma para que não entremos num estado chamado desidratação.

A pessoa desidratada apresenta uma menor quantidade de água no seu sangue, com menor volume sanguíneo, e menor pressão arterial (na verdade nos quadros iniciais nosso organismo é capaz de compensar a pressão, mas por pouco tempo).
O sangue mais espesso pode coagular mais facilmente, facilitando a ocorrência de tromboses.

A diminuição da quantidade de água no nosso corpo também faz com que outras secreções fiquem mais espessas, por ficarem mais concentradas.
Uma óbvia secreção que percebemos mais concentrada é a urina. A urina do paciente desidratado é mais escura, com cheiro forte. O aumento da concentração da urina aumenta também outras substancias, que podem se depositar na forma de pedras dentro dos rins, os cálculos renais.
A bile torna-se mais espessa, e pode propiciar o surgimento de cálculos biliares.
As fezes ficam mais endurecidas.
A água faz parte de todas as reações metabólicas que ocorrem no nosso corpo.
Sem água nós deixamos de funcionar, literalmente, já no nível das células.
Esses são bons motivos para você cuidar da sua hidratação.

E por que suamos?

Motores de carros são resfriados por radiadores, que esfriam com o uso de água e de ar. No nosso corpo é bastante parecido –a pele é o nosso radiador, e o suor a água que nos refrigera.

Quando está frio, nosso corpo perde calor, e por isso precisamos nos proteger com roupas para que nossa energia não se perca para o meio.
Já quando estamos em temperaturas altas, temos calor (energia) em excesso, e precisamos perder essa energia para não entrarmos em colapso.
E esse resfriamento do nosso corpo é feito pelo suor, que flui através dos poros da pele e leva consigo calor.
Nossa temperatura é mantida graças a reações metabólicas (químicas) que ocorrem dentro das células, e que liberam calor quando ocorrem. Essas reações químicas também precisam de água para acontecer.

Todo este controle térmico do nosso corpo é feito pelo cérebro, numa área chamada Centro Termorregulador, no hipotálamo.

E você pode estar se perguntando – se para perder calor suamos, se precisarmos fazer calor rapidamente, como fazemos? Trememos! A contração espástica dos músculos do corpo todo produz uma grande quantidade de calor e tenta compensar uma perda muito rápida deste.

Por tudo isso que eu sugiro a você – beba água!
Beba água sempre, mas muito mais no verão.
As perdas liquidas pelo suor e pela respiração são muito maiores no meses quentes do ano. E você pode não perceber os efeitos da desidratação, mas o seu corpo está sentindo. E ele vai cobrar depois...
Não custa nada, você vai se sentir muito melhor.

Dr. Antonio Greca Born
Cirurgião Plástico
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.




Envie uma mensagem