Artigos Beleza e Saúde



A orelha de abano

Você já reparou nas orelhas das pessoas perto de você? É incrível como essas duas estruturazinhas podem ser tão diferentes do restante do nosso corpo, cheias de curvas que dobram-se sobre outras curvas! Elas auxiliam na percepção do som. E mesmo tão estranhas, nem percebemos isto!

Na verdade só não percebemos as orelhas dos outros quando elas estão coladinhas nas suas cabeças. Nossa visão simplesmente as ignora, as subtrai da visão que temos do rosto da outra pessoa.

Mas se as orelhas se afastam da cabeça, que tristeza.... elas se tornam extremamente visíveis, e dessa forma não conseguimos mais ignorá-las na face dos outros. As orelhas abertas passam uma impressão de infantilidade, imaturidade. É o que a Cirurgia Plástica chama de orelhas em abano.

As crianças nas escolas já não perdoam as orelhas abertas dos coleguinhas. E por esse motivo que gostamos de operá-las quando no inicio da vida social, logo antes de irem para a escola, para prevenir constrangimentos sociais com os amiguinhos. Nesta fase a criança já é capaz de entender e desejar a cirurgia, o que nos facilita a execução sob anestesia local. Bom também nesta fase é que a cartilagem da criança ainda é muito flexível, mais fácil de moldar durante a cirurgia. Mas, apesar das vantagens desta idade, muitos pacientes operam já na idade adulta.

A cirurgia de correção, chamada otoplastia, reposiciona toda a orelha, e a fixa numa nova posição na cabeça. Conseguimos também criar novas curvas internas na orelha, moldando ela num formato mais natural e mais discreto.

A otoplastia é uma cirurgia feita sob anestesia local, e sem necessidade de internação. O pós-operatório é bastante tranquilo, com o uso de analgésicos pra qualquer desconforto. Tiramos os pontos em torno de 10 dias, e o paciente volta rapidamente ao trabalho. É uma cirurgia de baixo custo. Seus resultados são incríveis, e a satisfação dos pacientes vemos expressa nos seus rostos e no aumento da sua autoconfiança.

E sempre lembre: Cirurgia Plástica é com Cirurgião Plástico!

Dr. Antonio Greca Born
Cirurgião Plástico
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.