Artigos Beleza e Saúde



Lipoaspiração X Lipoescultura X Hidrolipo

Atualmente existem tantas opções de tratamentos estéticos associados a aspiração da gordura corporal que gostaria de esclarecer as principais diferenças entre eles.
A aspiração de gordura por sucção foi um grande avanço da Cirurgia Plástica. Ela tornou possível a modelagem do corpo sem a necessidade de cicatrizes extensas ou grandes descolamentos. Ela pode ser realizada isoladamente ou em associação com outras cirurgias, possibilitando a obtenção de melhores resultados do que com estes procedimentos isolados.

Lipoaspiração é o nome dado ao processo de sucção da gordura através de uma cânula acoplada a uma mangueira ligada a um aparelho gerador de vácuo. Esta pressão negativa é transmitida até a ponta da cânula, que, através de movimentos de vai e vem, permite que a gordura vá sendo aspirada lentamente, indo para o interior de um frasco. Deste frasco ela pode ser reutilizada ou simplesmente medida, para que se possa retirar a mesma quantidade do outro lado. Diversas áreas do corpo podem ser lipoaspiradas, como por exemplo o abdome, as costas, culotes, braços, entrecoxas, joelhos, pescoço. Todos os processos onde se aspira a gordura são chamados de lipoaspiração. Lipoaspiração é uma cirurgia! E por isso deve ser realizada em ambiente adequado. Em uma lipoaspiração realizada em Centro Cirúrgico sob anestesia geral ou peridural várias áreas poderão ser tratadas ao mesmo tempo, fazendo com que você atinja os resultados mais rapidamente, e com menos risco de irregularidades, pois tudo estará sendo tratado em um único procedimento. Porém outros nomes vem sendo associados com a lipoaspiração, e devemos esclarecer a diferença entre eles.

Lipoescultura é a cirurgia de lipoaspiração na qual se aproveita a gordura retirada para preencher outra área do corpo onde ela está faltando. O enxerto de gordura pode ser realizado nos glúteos, nas mamas, na face ou em qualquer outra área em que se faça necessária. É um procedimento seguro e que já vem sendo utilizado há muitos anos.

Hidrolipo é o mesmo processo da lipoaspiração, porém dividida em várias etapas para que possa ser feita em consultório sob anestesia local. A realização deste procedimento fora de um hospital diminui os seus custos, porém aumenta muito os seus riscos. A maioria dos cirurgiões plásticos sérios não realiza hidrolipo, pois entende que procedimentos cirúrgicos devem sempre ser realizados em Centro Cirúrgico, onde dispomos de toda a segurança necessária para qualquer eventualidade. Hidrolipo geralmente é realizada por médicos que não são cirurgiões plásticos, o que aumenta ainda mais o risco de complicações. E na eventualidade de qualquer problema, estarão com o paciente no consultório, sem condições de tratá-lo adequadamente.

Fica meu conselho: nunca faça procedimentos de lipoaspiração em consultórios. Você estará se expondo a riscos que nem imagina, pois estará em um ambiente inadequado para a realização desta cirurgia, e ainda com um profissional não habilitado para resolver problemas sérios que possam ocorrer. Pense em primeiro lugar na sua segurança.

Cirurgia Plástica é com Cirurgião Plástico, e lipoaspiração em Centro Cirúrgico!

Dr. Antonio Greca Born
Cirurgião Plástico
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.