Artigos Beleza e Saúde



Novidades do Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica de 2016


Todos os anos, em novembro, acontece o Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica, que é um dos mais importantes encontros de cirurgiões plásticos do mundo. O 52o Congresso de nossa especialidade este ano foi em Belo Horizonte, de 11 a 15 de novembro, no Minas Centro e reuniu milhares de cirurgiões vindos de todos os cantos do Brasil e do mundo.

A grande novidade deste ano foi um dia inteiro dedicado somente a Cirurgia Plástica do Nariz, as rinoplastias. Profissionais de ponta nesta área vieram de vários países a convite da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que organiza o evento. Cada um pode mostrar sua experiência com vários avanços nas técnicas de rinoplastia, e sua experiência com o uso de enxertos de cartilagem nas tão famosas rinoplastias estruturadas, que são a tendência atual nesta cirurgia.

Muito foi discutido também sobre as “mamoplastias substitutivas”, nas quais substituímos o tecido mamário por um implante de silicone durante uma mamoplastia. A necessidade de discussão sobre este assunto decorre do incrível aumento da procura das pacientes por este tipo de cirurgia, com o objetivo de manter o formato das mamas, principalmente do polo superior, por mais tempo do que se consegue com as mamoplastias tradicionais. Pudemos observar que ainda há muita controversa neste campo, sendo defendida por muitos sob o pretexto de evitar uma nova cirurgia alguns anos após a mamoplastia convencional para a colocação de um implante.

Outro assunto abordado foi o uso de enxertos de gordura durante a cirurgia de face. Assunto muito defendido nos últimos anos, parece estar tendo uma diminuição na sua indicação.

Ficamos muito tristes com a ausência do Dr. Pitanguy, que todos os anos nos brinda com sua apresentação sobre aspectos filosóficos da Cirurgia Plástica.  Infelizmente, por motivos de saúde, este ilustre profissional não pode estar presente. Porém pudemos encontrar todos os outros nomes de renome nacional que fizeram parte da nossa formação nesta linda especialidade médica. E chegar ao final destes 5 dias com a certeza de que este encontro sempre é extremamente valioso para a formação de todos nós, Cirurgiões Plásticos.

Dr. Antonio Greca Born
Cirurgião Plástico
Membro SBCP